
PROJETOS
QUE TRANSFORMAM VIDAS
Nossas Metodologias
Ao longo de 35 anos, criamos, desenvolvemos, testamos e sistematizamos tecnologias sociais emancipatórias, adequadas a infância, adolescência, juventude e vida adulta. Essas são algumas delas.
Infância/Adolescência

Conta Comigo
O Projeto apoia 250 crianças e adolescentes de Guaratiba para que se desenvolvam sem violência e com participação social. Crianças acima de 7 anos e adolescentes até 14 anos participam de oficinas criativas, culturais e esportivas duas vezes por semana.
Parceria: Kindernothilfe (KNH)
Período: 2020 a 2025



Juventude

GuarARTE
O GuarARTE é uma metodologia desenvolvida pela Fundação aprovada no EDITAL DE AÇÕES LOCAIS - EDIÇÃO PAULO GUSTAVO da Secretaria Municipal de Cultura em parceria com Governo Federal, Ministério da Cultura e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
A proposta principal é criar uma rede colaborativa de produção cultural jovem em Guaratiba, zona oeste do rio de janeiro. Para isso ele se propõe a realizar um levantamento de dados para compreender a relação dos jovens com a cultura local, depois uma ação formativa que capacite 30 jovens por meio de um Curso de Produção Cultural Comunitária culminando na realização de uma Mostra Cultural produzida e realizada pelos jovens participantes do Curso.
Parceria: Secretaria Municipal de Cultura
Ano: 2024



Carnavalizar
A Fundação Angelica Goulart é PONTO DE CULTURA certificado pelo Ministério da Cultura e desenvolve o Carnavalizar que é um projeto voltado para a produção de blocos carnavalescos contemplado, entre 2022 e 2023, mais de 120 jovens foram beneficiados pelo projeto. Em 2024 o projeto foi novamente contemplado pelo Edital Ações Locais - Edição Cultura Viva, do Governo Federal, Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura. O projeto tem como objetivo formar jovens em diferentes expressões artísticas e na produção cultural de blocos, fortalecendo a cultura popular.
Parceria: Secretaria Municipal de Cultura
Período: Janeiro a Dezembro de 2025


Vida Adulta

Lilás
O projeto Lilás – a cor da Mulher, parceria entre a Fundação Angelica Goulart e a KINDERNOTHILFE e.V. – KNH - KNH Brasil SECO, apoia as necessidades relacionadas ao poder judiciário das mulheres que
a Fundação atende.
Parceria: KNH Brasil SECO
Período: Janeiro a Dezembro de 2024




Elas de Guaratiba
Elas de Guaratiba é o primeiro passo para criar um coletivo feminino em Pedra de Guaratiba a partir da produção de itens de moda para roupa e casa. Inclui oficinas de conteúdo e produção, além da realização de um bazar para comercializar os produtos. O projeto prevê um ciclo de criação de moda inspirada na cultura local. Esse ciclo inclui pesquisa, criação, produção, divulgação e comercialização.
Parceria : Animale
Período: Janeiro a Dezembro de 2024



Projetos em Parceria
Em parceria com outras instituições e órgãos a Fundação cede espaço e infraestrutura básica para que projetos e atividades de relevância social, que estejam alinhados com seu planejamento estratégico e linhas de atendimento sejam realizadas, ampliando assim seu alcance e oferecendo suporte a serviços essenciais para a comunidade. Dentre esses projetos estão:

Pretas em Campo
O projeto tem como objetivo possibilitar que meninas adolescentes, moradoras de comunidades socialmente vulneráveis do Rio de Janeiro, desenvolvam suas habilidades de liderança e seu empoderamento. Através de uma metodologia baseada no futebol, o projeto promove os direitos e o protagonismo de meninas e mulheres negras, enfrentamento ao racismo e à violência contra meninas e mulheres, a partir de uma perspectiva interseccional entre gênero, raça e classe.
Parceria: Empodera
Período: Janeiro a Dezembro de 2025




Pré Vestibular Esperança Garcia UFRRJ
O projeto promove Inclusão social e democratização do acesso à educação superior, oferecendo aulas gratuitas para alunos oriundos de escolas públicas nos bairros de Campo Grande, Bangu e Pedra de Guaratiba.
O curso é composto por aulas de conhecimentos específicos de Língua Portuguesa, Literatura, Produção Textual (Redação), Língua Inglesa, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia.
Parceria: Coletivo Tudo Numa Coisa Só e UFRRJ
Período: Março a Dezembro de 2025




Futuros Seguros
O projeto é voltado para adolescentes grávidas e jovens mães de 14 a 25 anos, com o objetivo de ampliar oportunidades e garantir segurança, autonomia e desenvolvimento. Ele busca desenvolver habilidades para a vida e a parentalidade, promovendo o bem-estar das mães e de seus filhos, além de oferecer caminhos para o empoderamento econômico por meio da educação, empregabilidade e empreendedorismo. Com uma abordagem que respeita as vivências e aspirações das participantes, o projeto fortalece redes de apoio e garante acesso a espaços seguros. A iniciativa oferece ferramentas para que cada jovem possa construir um futuro alinhado aos seus sonhos e necessidades, promovendo sua autonomia e ampliando sua rede de proteção.
Parceria: Empodera
Período: Janeiro a dezembro de 2025




Deambulatório Guaratiba
Deambulatório é uma equipe multiprofissional territorial
da atenção psicossocial, estratégia da Superintendência de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde para ampliar a assistência aos usuários avaliados como casos de média complexidade psicossocial e que aguardam atendimento na fila do SISREG para psiquiatria e saúde mental. O Deamb oferta cuidado através de atividades coletivas e atendimentos individuais e em grupo no seu território de abrangência, utilizando espaços concedidos gentilmente por instituições e entidades parceiras e outros equipamentos da rede intersetorial
A equipe Boratiba do Deambulatório Guaratiba atua desde com a população atendida pelas unidades de atenção primária CMS Alvimar de Carvalho, CF Agenor de Miranda Araújo Neto, CMS Mourão Filho, CMS Maia Bittencourt e CMS Raul Barroso.
Parceria: Secretaria Municipal de Saúde/SUS
Período: Fevereiro a dezembro de 2025




Navezinha Carioca
O projeto Navezinhas Cariocas é uma iniciativa inovadora,
inclusiva e gratuita, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro que visa transformar realidades a partir da democratização do acesso à ciência, tecnologia e inovação.
São versões reduzidas das Naves do Conhecimento, espaços multiuso comunitários digitais voltados para aprendizagem e promoção da criatividade, inovação e interatividade, e funcionam em diversos bairros da cidade do Rio de Janeiro.
A Navezinha Carioca oferece, todos os meses, cursos, workshops nas áreas de tecnologia, informática, audiovisuais e mídias digitais!
Parceria: Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação/CIEDS
Período: junho/2024 a abril de 2025



Práticas e Atitudes Sustentáveis
Área que engloba diversas iniciativas que contribuem para a mitigação dos impactos ambientais, a promoção da segurança alimentar e o fortalecimento de redes comunitárias

Jardinagem Sustentável
O curso já está na sua quinta edição tem por finalidade preparar profissionais para o mercado de trabalho no planejamento de jardins, preparação do solo, varreção, manutenção e poda, escolha de plantas para cada tipo de ambiente e tratamento para doenças e pragas. Além de conhecimentos sobre a arte de criar e de manter as plantas com a finalidade de embelezar locais públicos ou privados, o profissional tem noções sobre as (PANCs) Plantas Alimentícias Não Convencionais, do cultivo de Plantas Medicinais, de Compostagem e de polinizadores importantes para preservação dos jardins como as abelhas nativas sem ferrão.
Parceria: Rio + Saneamento
Ano: 2025




Promovendo saúde com agroecologia,
O projeto realiza encontros de troca de conhecimentos sobre hortas agroecológicas e plantas medicinais, em forma de aprendizados práticos com as rodas de conversa a serem realizados em oito encontros, sendo um por semana durante dois meses, quatro destes encontros na Fundação Angelica Goulart e os outros quatros em quintais dos participantes do projeto, que serão escolhidos durante as atividades do projeto.
Parceria: Rio + Saneamento
Período: junho/2024 a abril de 2025




Favela Agroecológica Produz Saúde
O projeto Favela Agroecológica, produz saúde, tem como objetivo fomentar ações formativas articuladas em rede, com foco na educação popular em saúde, ampliando conhecimentos em gestão comunitária de resíduos, cultivo, uso de plantas medicinais, farmácias vivas, disseminando práticas com uso de tecnologias sociais, saberes e fazeres agroecológicos, em busca da melhoria da qualidade de vida e autocuidado.
Parceria: FIOCRUZ
Período: Janeiro a dezembro de 2025


